top of page
  • Foto do escritorJoão Ataide

O que vale é o conhecimento

Atualizado: 15 de fev. de 2023


 

A um bom tempo, por ser um cientista de dados/desenvolvedor de software e não ter tido uma formação formal nessas áreas, mas sim ter aprendido na prática ou com cursos livres, me deparei com a necessidade de aprofundar os conhecimentos relacionados a ciência da computação. Entretanto, depois de muito pensar e muitos conselhos de amigos, notei que mais uma graduação não mudará muita coisa, pois no final o que vale é o conhecimento e a melhor prova que se tem que você sabe algo é, pôr em prática.





Se você é da área de TI ou Engenharia, provavelmente já foi apresentado a plataforma MIT OPEN COURSE WARE. Caso não tenha visto ainda, esse artigo é para você, irei mostrar como você pode realizar o curso de graduação no MIT completamente de graça e onde seu aprendizado só dependerá de você.


Entrando no link https://ocw.mit.edu/courses/, você terá acesso à boa parte das disciplinas do instituto.





Clicando então no departamento do curso que você quer fazer, no nosso caso Eletrical Engineering and Computer Science, você entrá no catálogo de cursos completo do departamento.




Na aba superior você poderá filtrar por Vídeo Completo com materias, notas de aula, projetos de alunos ou até mesmo insights dos instrutores.







Outra forma de filtrar, é pelo código do curso, podendo ser pelo mais recente ou pelo título.






Você também pode filtrar pelo nível do curso, mas no final realizo os dois, só não realizo aqueles com título repetido e quando repetido sempre opto pela versão mais recente.




Ao clicar em um título do curso, você será direcionado para a página deste.




Abrindo a unidade, você verá os subi tópicos da unidade, contendo Lecture Videos, slides e tudo mais.




Você pode ir direto Lecture Notes lá você terá toda a estrutura do curso os links de acesso para cada um dos recursos.


Além disso você pode baixar os exames/atividades para então se auto avaliar.


Para realizar o curso, não esqueça de se organizar, crie um calendário de estudos, foque em praticar, realize todas as atividades, propostas dos professores e não esqueça de compartilhar seu conhecimento, lembre que esses cursos aqui não têm certificados, mas do que importará? Se o que vale é o conhecimento, pois certificado é somente um PDF ou pedaço de papel, concorda?


Outro conselho para traçar essa trajetória, é antes ler o livro Ultralearning do Scott Young, neste livro você aprenderá o que é necessário para maximizar o seu aprendizado.

bottom of page