top of page
  • Foto do escritorJoão Ataide

Geopodosfera do Brasil

Atualizado: 15 de fev. de 2023


 

Quem me acompanha já sabe de minha paixão pelos podcasts, paixão que vem desde o começo da minha primeira graduação. No entanto, foi somente no ano de 2020 que ingressem de fato em um podcast com pessoas que possuem interesses muito parecidos com os meus, os quais hoje os considero grandes amigos (TecnoloGEO). Foi então, neste mesmo ano que tive a ideia de pesquisar e reunir todos os podcasts de geotecnologias brasileiro e então efetuei um grupo, para podermos trocar informações e fortalecer os nossos projetos, sem concorrência alguma, pois sabemos que precisamos uns dos outros.


Então um novo provejo surgiu, juntei mais três amigos e criamos um podcast que tem o intuito de abordar os principais desafios, dores e soluções do mercado das tecnologias, com enfoque nas geotecnologias, SIG, machine Learning, inteligência artificial, robótica, deep learning, sensoriamento remoto, drones, LiDAR, Big Data e tudo mais que tiver nesse universo, criando um elo entre a ciência de dados e as geotecnologias,




Este podcast se chama Spatial Hackers e é composto por Diogo, Leandro, Vitor e eu. Os quais diferentes de experiência nas áreas das geotecnologias e que mesmos não vindo da Geografia ou Cartografia, nos apaixonamos pela área caminho e hoje trabalham com isso ou queremos trabalhar com isso.





Ai aconteceu um feedback de um ouvinte quando estava divulgando o nosso primeiro episódio. Um rapaz no grupo do Geocast, me pediu para criar lista explicando o cenário das podosfera brasileira de Geo, então está aqui a lista (deixo logo claro de antemão que, a ordem dos podcasts listados não significa nada).




O TecnoloGEO já foi citado varias vezes aqui, este formado por Murilo, Narcelio, Sadeck, Tiago, Marina e eu. Falamos sobre o mundo das geotecnologias extravertidamente interligando a cultura pop com esse assunto que toda a bancada é apaixonada.







Criado pelo Gustavo Baptista, PHD, o qual já falei sobre ele aqui algumas vezes, o podcast O Fascinante Mundo do Sensoriamento Remoto, é uma viagem ao mundo das paixões do professor, onde este transmite esse assunto de uma forma dinâmica e com um comprometimento invejável. O mesmo, também já me convidou com o pessoal do TecnoloGEO, confira nesse link.






O SIG & Cerveja, na verdade, é um Videocast, criado pelo Vitor e Caio, com uma conversa sem pauta e aberta, demonstrando exatamente o pós trabalho dos profissionais que trabalham na área de geotecnologias, os quais quando apaixonados pelo que fazem, mesmo quando estão tomando uma cervejinha esses não param de falar de suas paixões.







O podcast Mapiar, o qual foi criado Talita e Wedja, essas sempre recebem mais uma convidada e dialogam temas ligados ao mundo das geotecnologias, com uma abordagem bem descontraída fala de temas de extrema importante que vão desde o desmatamento da Amazônia, Gestão pública, Cadastro Territorial Multifinalitário e Cidades inteligentes.





Podcast criado pelo Alex e Dionatas, o podcast Um Papo Sobre Geotecnologias, aborda temas relacionados as áreas das geotecnologias, os quais convidam sempre um especialista no assunto para debater e conversar de uma forma bem descontraída. Acredito que ainda não tenham lançado, mas no dia que escrevi esse artigo havia acabado de gravar com eles um papo muito legal sobre ciência de dados.






Meninas do Geo não é somente um podcast, mas sim um grupo de pesquisa formado por mulheres dos cursos de Agronomia que possuem como proposta fortalecer os conhecimentos em geotecnologias, falando sobre a importância do preparo do solo, linguagens de programação e outros temas muito interessantes.






O grande professor, geólogo e vídeo maker Tiago Duque, criou um podcast que assim como o do professor Gustavo para fala de suas paixões, chamado TDCast . Neste o professor dialoga muitas coisas do mundo das geotecnologias e da geoinformação. No entanto, no ano de 2020 este andou um pouco parado, mas voltou agora em 2021 força total na produção dos seus conteúdos, chegando até a falar de drones feitos de abacaxi.



Podcast Ambiental Pro do grande Henrique Gonzales ou famoso Henrique da Ambiental Pro é um dos podcast de Geo mais escutados dos últimos tempos, com pautas voltadas ao mercado de tralho e com convidados e discutindo assuntos interessantíssimos.





E aí meus companheiros, curtiram a lista? Tenho comigo que este são somente os iniciais e que a Geopodosfera crescerá muito esses anos, aonde iremos cada vez mais divulgar esse maravilhoso mundo que somos apaixonados. Caso conheça algum que não foi citado aqui, peço que entre em contato comigo, para poder adicionar em nosso grupo.


Não esqueça de compartilhar essa lista se tiver gostado e até o próximo artigo. :)

bottom of page